Monday, August 23, 2010

Perdoar para viver melhor.

A capacidade de perdoar nao é um talento nato,
é uma coisa que você desenvolve ao longo da vida.
Quanto mais madura a pessoa é, mais capacidade ela tem de perdoar.
As pessoas amadurecidas toleram mais, entendem mais o que é
um relacionamento, o que pode esperar da outra pessoa.
Quem nunca perdoa com certeza está sofrendo.
Deve ter uma série de situações do passado que não conseguiu resolver.
Com o tempo, foi ficando dura, inflexível. É preciso se exercitar
para manter a capacidade de perdoar.

O perdão é importante para o bem-estar mental, sim.
O Perdão tem a ver com qualidade de vida, com estabilidade emocional.
Tem gente que não perdoa e continua remoendo a situação por muito tempo,
mesmo quando o outro já mudou de vida, ou nem está mais aqui.
Essas pessoas colocam no outro a culpa por toda a sua infelicidade.
Isso ocorre muito: a pessoa cria um algo, um sequestrador,
alguém que é a causa do seu sofrimento.
Se conseguir perdoar sai do cativeiro.

"Ah, eu gostaria de perdoar, mas nao consigo."
Antes de tudo, quando queremos uma coisa temos que decidir e ir atras, ter personalidade, coragem e maturidade .
O perdão é um processo... É entender que todos nós erramos, entender que somos humanos, tal como a pessoa que voce precisa perdoar.
Ah, mas como eu faço para perdoar?
Aqui vão as minhas dicas, infalíveis:

- Entender.
- Decidir.
- Unir seu pensamento em algo superior, Deus.
- Superar.

Quem perdoa vive melhor, vive leve.
Eu li em algum lugar essa semana, ate procurei a reportagem pra colocar o link aqui, mas nao achei mais...
Foi provado cientificamente que, o segredo de quem vive muito é o perdão e o amor, quando voce ama e vive em comunhao com o bem, suas preocupaçoes e estresses sao consideravelmente menor.
Vou contar uma história recente e muito verdadeira.

Uma menina de aproximadamente 22 anos, levava uma vida cheia de rancor...
Ela tinha problemas sérios de carater pessoal, ela se referia a uma certa pessoa como algo que nao descia pela sua garganta, dizendo " Essa pessoa nao me desce de forma alguma"... Tamanho era o rancor dessa garota, que alguns messes depois foi diagnosticado um cancer na garganta.

E histórias como essas sao muuitas!
É isso que foi provado pelos estudiosos, o rancor e a mágoa modifica as céculas e causa doenças.
Conheço pessoas também, que pararam a sua vida porque nao conseguem se perdoar. Uma coisa eu posso dizer a voces, a vida tem que fazer sentido, a vida tem que valer a pena!

Quando essa vida acabar, nos teremos que acertar nossas contas com Deus, e o que voce vai dizer a ele? Que viveu a vida que ele te deu, sentindo rancor e raiva de alguém? Como espera que ele te perdoe, se voce nao perdoou ninguém, nem a si mesmo?

Eu quero chegar nesse dia, dizendo ao meu Deus que eu vivi, amei muuito, perdoei aos meus irmaos ( sim, somos irmaos, somos todos iguais), que eu falei sobre os ensinamentos dele pra alguém, vou agradecer por ter me dado uma vida tao cheia de milagres.
E assim voce também vai fazer, porque o sentido dessa vida é simplesmente EVOLUÇAO.
Nos estamos aqui, passando por tantas coisas que só nós sabemos, pra que?
Para evoluir, temos que perdoar para sermos perdoados, temos que amar para sermos amados!
Nos colhemos tudo que plantamos! Nao podemos esquecer disso jamais, é a lei da atraçao.
Faremos aos outros tudo que desejamos receber.



"Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á".
(cf. Luc 6, 36-38a)


3 comments:

  1. Adorei...a sua coerencia eh mto boa...me identifiquei em alguns itens...por ainda nao sou madura o suficiente para tanto perdao...embora eu deseje muito. Estou trabalhando com Deus e sei que irei conseguir cada vez mais. Ja perdoei erros que para o meu eu antigo seriam imperdoaveis...e assim estou procurando viver melhor com isso e cada dia mais feliz!!!

    ReplyDelete
  2. Que bom Carol, fico feliz por voce, de verdade!

    ReplyDelete
  3. Muito bom esse post amor!!!
    Eh imprissionante perdoar eh mais do que simplesmente um ato eh uma escolha quando vc perdoa escolhe a Deus ou invez do mundo por que ofendemos ou maltratamos alguem quando sedemos ao mundo e nos afastamos de Deus e o perdao corta essa corrente de maldade, quem perdoa vive livre do mundo e focado em Deus!!!

    ReplyDelete