Tuesday, August 2, 2011

Entendendo os (meus) traumas.

Oi gente,
Muito tempo que não dou as caras por aqui, sou assim mesmo... Eu nem sempre tenho vontade de falar da forma como resolvi falar aqui. O blog foi feito pra uma finalidade e se transformou em outra, na medida em que a pessoa vos escreve também se transformou.

Ok, nesse post quero falar um pouco sobre traumas psicológicos.
Todo esse tempo que eu estive ausente, me dediquei a entender o porque de vários comportamentos meus. Cheguei a conclusão de que sofri alguns traumas que me fizeram agir de maneira defensiva e até as vezes, agressiva.
Buscando respostas pra minhas dúvidas descobri que existe uma grande diferença entre dano psicológico e trauma psicológico.
O dano psicológico pode ter ocorrido com todos nós, é quando somos atingidos emocionalmente. Quem de nós nunca foi exposto a circunstâncias crueis? Ou agredido por alguém de um modo que nos magoe profundamente. Isso é de fato normal, ou pelo menos pra mim sempre foi.

Só que aí, vem o trama psicológico que ao meu ponto de vista é uma consequencia do dano psicológico. Ocorre quando não temos ninguém pra nos dar apoio e ajudar a compreender os danos que sofremos. Esses traumas nos dão a impressão de sermos fracos, incompetentes, cheios de defeitos e perseguidos. Os eventos do passado podem se tornar demonios que nos perseguem a vida inteira. Ter alguém do nosso lado que seja receptivo a nossa dor faz TODA a diferença.

Sabendo dessas coisas, eu fiz uma retrospectiva e hoje sei muito bem porque tenho dificuldade de confiar nas pessoas, dificuldade em esperar algo bom de alguém. Sempre imaginei que por trás de uma boa ação existia interesse, e eu não queria me sentir mais assim. Queria e ainda quero ter esperança nas pessoas, uma vez alguém me disse que as decepções servem pra nos fazer crescer, sendo assim... Atrás de cada mágoa existe um sentimento que a gente nao entendeu ainda, e buscando entender esse sentimento a gente entende váários outros, vida se torna mais interessante e de quebra nos livramos de demonios que traumatizaram a nossa vida e provavelmente iria traumatizar uma vida futura, afinal nós passamos aos outros o que nós imaginamos ser o certo.

Sempre que passei por momentos difíceis, em que precisei de alguém do meu lado pra dizer que aquilo iria passar, eu não tive ninguém. E eu poderia jurar que tinha amigos...
Confesso que durante muito tempo isso me encomodou bastante, fez com que eu me sentisse sozinha nesse mundão, máááss hoje eu consegui resolver esse assunto. Como uma frase muito conhecida, bastante clichê, porém libertadora, quando devidamente interpretada ; "Decepção não mata, ensina a viver"
Se ensina a viver, ótimo!
Entendo que seja viver bem, reavaliar os sentimentos, entende-los.
E não passar o resto da vida lembrando daquela pessoa que voçê confiou, que te traiu e te humilhou, fazendo com que voçê se sentisse o menor dos seres.
Usar a decepção de uma forma positiva faz bem pra gente. Ser sábio é isso, é fazer da adversidade um momento de crescimento pessoal e espiritual, sem perder nenhuma chance.

A minha meta é um dia ser a pessoa que vai estender a mão pra quem nao estava quando eu precisei, é estar do lado de quem eu pensei ser meu amigo quando este for humilhado como eu fui, e dizer que aconteça o que for, eu vou estar junto.
Me importo mais em ser amigo do que ter amigos, isso me liberta de qualquer dor.

Isso foi um desabafo, e como dividir experiências é sempre bom, resolvir postar minha viagem interior pra todo mundo.

Conclusão da minha pesquisa: O sofrimento é tolerável se não tivermos que suportá-los sozinhos.


No comments:

Post a Comment