Tuesday, August 3, 2010

Valores humanos?

Hoje quero falar de uma coisa que muito me chateia.
Eu nao sei por que, mas, aqui nos Estados Unidos, acontecem fenômenos sociais chocantes!
Não estou falando da sociedade americana, esta eu admiro por serem pessoas reservadas, sérias e o mais legal, pra eles o negócio é cada macaco no seu galho.
Mas falo dos brasileiros que aqui vivem, moro em uma cidade que parece ter mais brasileiros que americanos, minha familia mora aqui ja a muitos anos, eu tenho apenas 2 anos aqui e dentro desse tempo, tenho observado bastante as pessoas, pessoas que eu conheci no Brasil e convivi, e a grande maioria dos meus conhecidos e principalmente parentes, sao hoje dominados por um sentimento de profundo egoísmo e nao, definitivamente nao podem ver ninguém feliz, nao podem ver ninguém conquistando algum objetivo.

Alguns sofrem de um transtorno obsessivo compulsivo por uma coisa chamada DOLAR.
A grande maioria dos imigrantes brasileiros sao indocumentados e nao tem fluencia no idioma local, por causa disso, alguns atuam em 3 ou 4 empregos diferentes. Mulheres costumam trabalhar aqui em limpezas de casas, que exige inglês intermediário ( costumam limpar ate 6 casas por dia ou mais), ganham bem e trabalham demais, mas ainda existem uma outra classe, a ajudante. Costumo dizer que as ajudantes sao outra classe trabalhadora, é como uma piramide, a base sao as ajudantes (grande maioria), depois vem as donas do schedule ( escala ou programaçao), depois o topo da piramide, as patroas, as donas da casa. Algumas donas de schedule pagam suas ajudantes 20 dolares por limpeza, enquanto elas embolsam o resto do total do trabalho, ok. Uma limpeza de uma casa pequena sai mais ou menos no valor de 100 a 120 dolares.

Conheço histórias muito triste de pessoas que chegaram aqui, e foram trabalhar como house cleaner, as histórias de humilhaçao e de superaçao sao inúmeras, e o mais chocante ... Pessoas humildes tentando trabalhar para manter a familia em alguma parte desse mundao, sendo humilhadas por BRASILEIROS, por donos de alguma merda. Alguns vem pra ca e perdem a dignidade, nao existe valor humano, aqui é tudo trasformado em $$$.

Um ponto que eu quero chegar, NAO existe troca de favores, nao existe gentileza, é algo muito raro entre os brasileiros por aqui. Existe troca de notas e cheques.

Pois pense voce:
Uma pessoa consegue um emprego, mas ELA JA TEM UM que compensa mais, entao essa pessoa, vai ate voce, que está desempregado, com contas a pagar e uma familia pra cuidar, e diz pra voce sem rodeios, "Eu tenho um emprego em mãos e VENDO ele a voce, bem baratinho, 2 mil dolares ou um mes de trabalho recebido", aaah e o pagamento deve ser cash ( a vista ) ou um mes de trabalho da pessoa.

ISSO É DESUMANO!

As pessoas perdem os valores aqui, o mal da humanidade é o olho grande!

Um país onde pessoas sao como urubus.

3 comments:

  1. As coisas ai podem ficar mais sujas do que pensei...., temos que nos guardar e não nos deixar contaminar pela podridão alheia! coisa que acredito que vc está fazendo....

    ReplyDelete
  2. Essa tbem foi a visao que tive. Qdo cheguei nos EUA me decepcionei com as pessoas que eu amava, pq sao as unicas que conseguem te magoar de verdade. Pessoas que convivi desde pequena transformaram-se em seguidores dependentes do dolar ate para manter amizades,se vc tem dolar vc eh legal para ser amigo...
    Uma tristeza sem conserto, uma doenca! Triste e podre!!!

    ReplyDelete
  3. nossa essa foi a pior de todas!

    ReplyDelete